Tarefa II

29 07 2014

Depois de ler o texto técnico e poético do Paulo Freire, hora de criar. O texto da vez, agora, é sobre as impressões, emoções e sensações das primeiras sessões de cinema, ou daqueles filmes que marcaram…

O texto da próxima semana será sobre coerência e coesão, por isso adiante-se e leia sobre.

boa sorte e criatividade!!!





A MUDANÇA E O SUCESSO

29 07 2014

Chega um momento na vida de cada ser humano que se deve escolher quais caminhos se deseja seguir durante a vida adulta. Alguns decidem nos últimos anos da escola, outros, um tempo depois. Seguir o caminho do cinema foi, para mim, uma decisão tomada muito antes disso. Nesse contexto, acredito que ser perfeccionista seja um de meus maiores trunfos para alcançar o sucesso profissional.
Sucesso. Para alguns, ter sucesso na vida significa ter um bom carro, uma boa casa, uma boa família, viver em harmonia com os vizinhos, estar sempre rodeado de amigos e ter um salário razoável. Outros relacionam o sucesso com poder, acreditando na máxima onde os fins justificam os meios. Ainda existem os que precisam de prêmios para atingir o sucesso e os que penam apenas em ganhar muito dinheiro. Para mim, o sucesso está relacionado ao reconhecimento em qualquer campo. Profissionalmente, acredito que o sucesso esteja ligado a ser reconhecido pelos colegas de trabalho e pelo público que irá conferir minhas produções como um profissional sério e competente. O simples prazer de saber que pessoas riem, choram ou sentem medo ao assistirem meus trabalhos. Isso é o sucesso.
Mas não basta ser perfeccionista para atingir o público de alguma maneira. Acredito que estar sempre desenvolvendo a persistência e estar sempre disposto a estudar mais e mais sobre a área escolhida também é preciso. Buscar ideias novas assistindo os mais diversos gêneros de filmes e filmes dos mais diversos países e diretores também é necessário. Dessa forma, minha cabeça estará cada vez mais preparada para o que for novo. Ter a mente aberta é, também, uma forma de desenvolver as áreas que mais me chama a atenção: direção de atores, produção de roteiro e edição de som e imagem, esses, os principais componentes do que chamamos de audiovisual.
O mundo está em constante mudança. Para acompanhá-lo, portanto, devo estar disposto a mudar e aceitar novos pensamentos. Depois, basta trabalhar com tais ideias da melhor forma possível e ter a certeza de que o sucesso pode ser alcançável.





Isso aqui é só um começo

29 07 2014

Creio que a responsabilidade é uma das qualidades mais fundamentais para se trabalhar com cinema, responsabilidade para lidar com as pessoas que trabalham com você e responsabilidade acerca da ideia que você deseja transmitir através de uma obra. Quem trabalha com cinema, sabe o quanto é difícil fazê-lo aqui no Brasil, por uma série de questões: falta de incentivo, falta de recursos etc. É um desafio constante o qual estou disposta a encarar de frente.

           Do mesmo jeito que não é fácil trabalhar com cinema no país, também não é fácil conseguir o tão almejado sucesso. Acredito que o sucesso nada mais é que o reconhecimento por um trabalho bem feito, reconhecimento esse que pode vir através da reação do público, a premiação em festivais ou o elogio da crítica. Sucesso e qualidade caminham juntos? Muitas vezes não, mas aí já é uma outra questão a se pensar.

            Sempre pensei que a arte do cinema tivesse como eixo principal o “contar uma história” mas já vi que essa minha ideia será aos poucos desconstruída. Daí surge uma aptidão que penso possuir: a escrita de roteiros. É óbvio que sem frequentar um curso formal não sei seguir todas as regras necessárias, mas espero poder me sobressair nesse ramo. Assim como na direção, pois é meu desejo ver na “tela grande” o que escrevi no papel e do mesmo jeito que imaginei, eis aí um sonho de uma futura cineasta.

            Não basta apenas sonhar, é preciso colocar o sonho em prática e para isso torna-se necessário desenvolver algumas aptidões como o senso crítico, a observação mais apurada, o saber lidar com diferentes pessoas e situações, o exercício da escrita e da leitura, são todos pontos relevantes na área cinematográfica. Claro que existem outros, mas esses por enquanto são os mais importantes, levando em conta o trabalho árduo que terei pela frente. Isso aqui é só um começo.

 Daniela R. Moura





Por que cinema?

29 07 2014

A escolha de uma profissão torna-se cada vez mais difícil nos dias de hoje, onde o mercado de trabalho de determinadas áreas, apesar de mais amplo ainda não acolhe a demanda de profissionais formados, por isso  muitos destes acabam baseando sua escolha na busca da estabilidade financeira.

Escolher cinema como área que você quer estudar e futuramente trabalhar é um sonho para quem gosta da arte cinematográfica, mas traz junto com esse sonho a preocupação do “ser bem sucedido” na sua escolha profissional. Mas acredito que a responsabilidade, força de vontade de crescer profissionalmente, e a paixão pela arte de interpretar, a qual já tive contato e me vejo apaixonada até hoje , serão qualidades importantes para obter sucesso na minha escolha, e poderão não eliminar, porém amenizar as dificuldades com áreas tecnológicas, que com determinação certamente desenvolverei habilidade com o tempo.

Portanto, entre qualidades e dificuldades creio que serei feliz na área escolhida, espero sinceramente ser realizada profissionalmente e quem sabe ter “sucesso” que para mim nada mais é que sentir-se bem com o que faz.





CINEMA COMO PROFISSÃO

29 07 2014

Uma das condições que mais me impolga no cinema, é o trabalho em equipe, desenvolver um projeto em prol comum, o de realizar um trabalho de qualidade, é uma proposta estimulante nesse curso. É saber trabalhar e pensar como equipe, que acredito ser uma qualidade para se ter sucesso nessa área.

É necessário compreensão, dedicação e facilidade em se comunicar, para que o trabalho em equipe funcione da maneira desejada, e é ai, que me encontro, que vejo meu ponto forte. Interagir com os colegas é algo naturalmente fácil para mim, também tenho consciência das dificuldades de trabalhar em conjunto, mas não vejo como barreira ipenetrável.

O sucesso, o alcance deste, é uma análise muito complexa, já que há inúmeras inúmeras interpretações, dependendo do desejo  singular das pessoas. Mas é confiável dizer que ao alcançar seus sonhos e objetivos, tanto profissionais como pessoais, é chegar ao almejado sucesso.

Um profissional esta sempre se aprimorando, seja ele já respeitado e consagrado na sua área ou, como no meu caso, alguém que pretende ser boa no que faz. Adquirir e aprimorar o pensamento crítico, o conhecimento teórico e prático é essencial para dar conta do trabalho.

Entrei na universidade aberta às possibilidades, conhecer para saber no que especializar depois. Não vendo algo como absoluto, mas pelas conversas sobre as disciplinas, direção e montagem me pareceram muito atraentes, portanto seria então, as primeiras áreas pelas quais me identifiquei.





Alcance para o sucesso

29 07 2014

O Sucesso Profissional está ligado a uma trajetória, uma caminhada de determinação e perseverança. Nesta caminhada está embutida uma série de obstáculos que nem sempre e fácil continuar, os erros e acertos fazem parte de um amadurecimento profissional para que nele haja uma compreensão que o sucesso e nada mais que  planejamento, foco, aprimoramento, ousadia e uma boa relação pessoal no meio que se está inserida, pequenas atitudes de interesses no cotidiano são sementes que irão dar frutos.

Gostar do que faz é um combustível que instiga para novos desdobramentos, no caso o curso de Artes Visuais onde me encontro, que exige do Artista estudo aprofundado, pesquisas e uma constante inquietação na produção e criação de fotografias, pinturas, desenhos e outros suportes, dando a eles um  caráter artístico. O curso impõe desafios e agrega novas possibilidades, exige muita dedicação, criatividade e tempo que nem sempre tenho por outros fatores da vida, mas procuro não desanimar diante de situações diversas.

  Está aberto e disponível para possíveis mudanças são ferramentas importantes para melhorar o desenvolvimento de um trabalho para obter êxito, assim na área artística como em outras áreas profissionais, enxergar mais além faz parte de um processo de aprendizagem.

Manter-se no sucesso pode ser muito bom, mas é preciso de certos cuidados para não cair em caminhos perigosos, à vaidade e comodismos são grandes vilões para o declínio da fama, é preciso criar bases, raízes e o cultivo para manter o sucesso. Percebo que se superar e seguir e muito importante, que o sucesso não tem dia e nem hora marcada, ela está no dia a dia nas pequenas conquistas, desejo um dia não muito distante olhar para o passado e perceber que valeu a pena.

Alcançar o sucesso submete a grandes esforços, oportunidades que se fazem, é atentar-se observando as necessidades do meio, lapidar ideias, ou quem sabe sorte, cada história é uma.  Talvez não haja uma formula secreta para o sucesso, mas algumas doses do que já foi dito e a troca de experiência com colegas podem me ajudar a crescer e descobrir novos segredos para o sucesso, que se resume para mim em Felicidade e satisfação.

Rosilei A. Barros





O despertar para o cinema

29 07 2014

A ideia de seguir carreira no cinema surgiu recentemente em minha vida. Mas, o encanto e a curiosidade sobre o mundo cinematográfico já me afetavam profundamente, já que “brincar com a imaginação” sempre foi meu passa tempo favorito; e serviu como base para aflorar meu goto pela escrita.

Acredito que a criatividade, adquirida através da curiosidade e do gosto por observar tudo que me cerca, é uma das qualidades que considero cruciais para seguir nessa carreira e alcançar, até, o possível sucesso.

Mas quando digo “sucesso” não me refiro apenas ao estrelato, aos grandes prêmios. Tudo depende do que vou querer passar para o público. Talvez o sucesso esperado seja apenas a satisfação e o prazer da certeza de que quem conheceu meu trabalho pôde perceber todo empenho, emoção e dedicação postos em prática.

Sei que o caminho é longo e árduo e que não posso contar apenas com a criatividade e dedicação. Ainda existem várias arestas a serem trabalhadas, principalmente em uma área tão vasta quanto a de cinema. Dentre todos e tantos aspectos, trabalhar em grupo seja talvez o que mais precise ser moldado por mim; para que possa obter um resultado satisfatório.

Em meio à diversidade de áreas oferecidas nessa carreira, roteiro é a que mais me interessa e se aflora, ao passo que descubro aos poucos o curso. Mas, só o tempo trará a certeza ou talvez o despertar para outras escolhas.








Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.